Por dentro da gravação do álbum "O Poder do Agora" - Gabi Bueno.
- Allan Heller
- 1 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de abr.
“O Poder do Agora”, da artista Gabi Bueno, foi gravado nos estúdios da Elephant Office em Governador Celso Ramos, Brasil. É um EP de pop e soft rock que traz uma essência diferente, algo que Gabi ainda não havia mostrado antes. As cinco músicas possuem letras profundas, abordando o amor e também a vida de forma geral.
Estive envolvido no projeto desde o início, ajudando na concepção, composição e arranjo das músicas, ao lado da Gabi e do produtor Gui Tonial.

Durante o processo de gravação, passamos cinco dias nos estúdios da Elephant Office. Começamos registrando a bateria, tocada pelo músico Neto Fernandes, junto com o baixo.
Para a bateria, utilizei os seguintes microfones:
Bumbo: D112 por dentro e RE20 por fora (com um cobertor por cima).
Caixa: SM57 tanto na parte superior quanto inferior.
Hi-hat: AKG451.
Tons e surdo: MD421.
Overheads: TLM103.
Sala: Telefunken CU29 e Neumann U87.
Fotos: Bruna Silveira
Os microfones de sala foram posicionados em frente a um painel acústico móvel para capturar menos transientes. Em seguida, foram comprimidos intensamente usando os compressores UA6176 e UA1176, com ataque lento e release rápido, trazendo os transientes de volta com mais cor. Para os preamps, utilizei Neve 1073, ISA110 para os tons, Neve 1073 vintage para a caixa e API 512c.
O baixo foi gravado pelo músico Leo Beltrão, junto com a bateria, utilizando três baixos diferentes para as músicas:
Fender Jazz Bass Japan Series anos 80
Gretsch Bass G5440 Electromatic
Warwick RB StarBass fretless
Fotos: Bruna Silveira
Os violões acústicos foram gravados com um par de Neumann KM184, passando por preamps ISA110 e comprimidos com um Neve 33609. O instrumento utilizado foi um Takamine ETN10C 94 Japan.
As guitarras elétricas foram todas gravadas usando plugins, com uma Fender Custom Shop 2002. Todas as gravações de guitarra foram feitas por Gui Tonial.
Os vocais da Gabi foram registrados com um microfone valvulado Telefunken AK47, comprimidos com um LA-2A e um vintage Gates Sta-Level na faixa “O Poder do Agora”.


Após as gravações, fiz toda a edição do material em casa e a mixagem foi realizada de forma colaborativa com o produtor Gui Tonial, utilizando uma abordagem in-the-box no software Logic Pro.
A masterização foi feita por Gui Tonial.
Comments